sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Porto - Algarve, bicicleta, 2006

Dois anos após a primeira experiência até ao Algarve, e depois da viagem do ano passado ter ficado pela Nazaré, decidi voltar a fazer esta expedição, com uma pequena variação de percurso no distrito de Leiria (zona da Nazaré, Caladas da Raínha, etc.).

No dia 15 de Julho de 2006, parti de Gondomar por um itinerário equivalente ao dos anos anteriores, até chegar, ao fim de 100 km, ao Parque de Campismo da Praia de Mira. 


Parque de Campismo da Praia de Mira


No segundo dia, continuei pelo itinerário já percorrido das vezes anteriores, até chegar, ao fim de 104 km, ao Parque de Campismo da Orbitur de São Pedro de Moel.



Ponte da Figueira da Foz


À hora do almoço


A ciclovia entre Pedrógão e São Pedro de Moel




A chegada a São Pedro de Moel




Finamente, no Parque de Campismo da Orbitur, em São Pedro de Moel


Praia de São Pedro de Moel


No terceiro dia de viagem, resolvi variar um pouco o itinerário, relativamente ao percorrido dois anos antes. Após chegar à Nazaré, em vez de seguir logo para interior, passando por Alcobaça, resolvi continuar para Sul, passando pela praia de São Martinho do Porto e, só aí, cortar para interior, para passar nas Caldas da Raínha.

Assim, neste dia, após mais uma saída, bem cedo, de São Pedro de Moel, passei pela Nazaré, São Martinho do Porto, Caldas da Raínha, seguindo depois (a subir bem!) pelas EN115 e EN366, passando pelo Cercal, já próximo da EN1, onde fui entroncar numa zona a poucos quilómetros da Ota. A partir daí, segui o mesmo itinerário já realizado na primeira viagem, até chegar ao Parque de Campismo de Vila Franca de Xira.



EN 366, entre as Caldas da Raínha e a EN1, no local onde parei para descansar e almoçar


Parque de Campismo de Vila Franca de Xira



O quarto dia foi idêntico ao de há dois anos, com partida de Vila Franca de Xira, passagem no Montijo e em Setúbal e travessia de ferry para Troia (onde começou a chover). Desta vez, terminei o dia um pouco mais à frente da Praia da Galé, na lagoa de Melides, onde acampei no Parque de Campismo com os mesmo nome.



Pouco após a passagem de Troia, uma pausa para hidratar...


À hora de almoço, depois de passada uma primeira chuvada na zona de Troia, começou novamente a chover. A sorte é que, na altura, passava junto a um restaurante com um bom alpendre, onde aguardei um pouco que parasse de chover, antes de continuar.


A aguardar que a chuva parasse...


No Parque de Campismo da Lagoa de Melides


Na tenda, à luz da lanterna, fiz a contabilidade do dia...


No quinto dia, mantive o rumo para Sul, com passagem por Sines, Porto Covo, Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar, até chegar ao Parque de Campismo São Miguel, a 1km de Odeceixe, na fronteira do Alentejo com o Algarve.



Cidade de Sines



Já depois de passar Sines...
 




Porto Covo



A ponte sobre o rio Mira*, logo após passar por Vila Nova de Milfontes

* O Mira é um rio português que nasce na Serra do Caldeirão, a uma altitude de 470 m, e percorre cerca de 145 km até desaguar no oceano Atlântico, junto a Vila Nova de Milfontes; é um dos poucos rios da Europa que corre de sul para norte, tal como o rio Sado (in wikipédia)


Praias do litoral alentejano




Zambujeira do Mar




Estas não eram minhas! Não sou o único a fazer destas maluqueiras...


No Parque de Campismo São Miguel


No sexto e último dia de viagem, o percurso foi já dentro dos limites do Algarve, entre Odeceixe e Lagos, passando por Aljezur. A viagem terminou na cidade de Lagos, onde entrei num combóio com destino a Faro, para depois trocar para uma outra composição, com destino ao Porto.


Cidade de Lagos