sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Porto - Nazaré, bicicleta, 2005

No ano seguinte à primeira experiência de bicicleta, entre o Porto e o Algarve, decidi repetir a viagem, embora desta vez não estivesse certo de que iria chegar ao destino, como se veio a confirmar mais tarde.

A forma física este ano não estava como no ano anterior e a motivação não era tão grande, o que levou a que, à mínima contrariedade, a viagem não fosse prolongada.

No primeiro dia, a 19 de Julho de 2005, parti de Gondomar e pedalei pela costa, num circuito idêntico ao do ano anterior, até chegar à Praia da Tocha, onde acampei no parque de campismo da Praia da Tocha. Isto correspondeu a 117 km de distância, que percorri durante 5hr 35min, a uma velocidade média de 21 km/hr. Nada mau!

No entanto, no segundo dia, o cenário mudou. Após atravessar a Figueira da Foz, começou a fazer-se sentir vento forte, o que dificultou muito o andamento e exigiu um esforço suplementar durante alguns quilómetros. Esta situação foi-me desmoralizando, no entanto, cheguei nesse dia à Nazaré, ao fim de 110 km a pedalar, a uma média de 18,1 km/hr, o que correspondeu a 6hr 05min de exercício.

Cheguei à Nazaré bastante cansado, e deparei-me com uma terra cheia de vida e movimento, típico de uma grande zona balnear, no pico do Verão. Decido então ficar mais dois ou três dias naquela zona, acampado no Parque de Campismo da Orbitur, para mim um dos melhores parques portugueses, tendo num dos dias feito uma visita (com ida de bicicleta e regresso de comboio) a São Martinho do Porto.


Desta vez a viagem não foi muito longa, mas valeu pelos dias que acabei por passar na Nazaré, um dos locais que vale a pena visitar, em Portugal.